Baby Birthday Ticker Ticker

segunda-feira, julho 09, 2007

7 Maravilhas (?)




Confesso que esta coisa das 7 Maravilhas ao principio não me suscitou interesse nenhum, e desde já acho as nomeações sem qualquer coerência uma vez que são de épocas completamente diferentes, o que por si só é um bom exemplo para não serem comparáveis. Senão vejamos por exemplo o caso das Pirâmides do Egipto (felizmente e muito bem a meu ver retiradas do 'concurso') construídas de forma colossal e apenas com recursos humanos lado a lado com a Ópera de Sidney, construída com todos os softwares existentes hoje em dia de auxílio á arquitectura, engenharia e até criatividade. Na minha opinião é impossível dizer que um é mais maravilhoso que o outro, não?

Agora depois de saber o resultado da votação a minha indignação aumentou. Não estou como é óbvio a falar do famoso vale peruano, nem (das também elas) pirâmides mexicanas... Mas espantou-me não ser considerada uma maravilha do Mundo (o que quer que isto queira dizer!) uma obra construída inteiramente pela mão humana, durante 3 séculos, que conjungava nela só as funções de calendário lunar, agrícola, agradecimento aos deuses, bençãos aos mortos, relógio solar, e tudo mais o que aquelas cabeças fantásticas conseguiram magicar durante aqueles 300 anos, esta sim espantou-me. O próprio, o Stonedge, ficou de fora. Numa altura em que se construíam casas para viver, feitas de pequeninas pedras empilhadas e pouco resistentes, aos que partiam era construída uma homenagem com pedras com mais de 5 m de altura, enterradas e elevadas sabe-se lá como. Pode não se achar bonito, mas é fantástico.

Por outro lado a Ilha da Páscoa... lugar em que aqui para falar sou suspeita, porque na minha lista pessoal de 100 places to see before you die está num vistoso 2º ou 3º lugar.
Ok, se acham que a 1ª de nada vale, estas pedras não são iguais às outras, as de Rapa Nui têm caras, com olhos, boca e nariz! Já passou pela cabeça de alguém que não se sabe por exemplo como lá chegaram..., não existem pedras daquela dimensão num raio de centenas de kms (ok, não existe nada num raio de centenas de kms!), mas estamos a falar de uma ilha, mar a toda a volta, estátuas descobertas há relativamente pouco tempo e ainda ninguém sabe quem foi o sr. que pegou naquelas pedrinhas todas e as levou numa 'jangada' até lá e depois as enterrou naquelas posições mais uma vez milimetricamente estudadas (!).

Se estas não fazem parte das Maravilhas da Humanidade, realmente percebo que faça sentido presentear um anfiteatro romano onde se sacrificavam animais pelo simples prazer humano de ver sangue, também humano.

Em relação à Ópera de Sidney, tem o seu tempo, muitos são os prémios que já recebeu e há-de receber em muitas áreas, mas nas lista das 7 Maravilhas do Mundo percebo que não entre.

As outras não me chocaram e pouco posso comentar porque pouco sei delas.
Valha-nos a boa disposição do representante do Matchu Pitchu que assim conseguiu garantir mais uns milhares de visitantes para ajudar a terminar as obras de conservação e restauro. Será que é mesmo em 2008 que reabre?

Aguardemos pelas 7 Maravilhas Naturais do Mundo. Já tenho uma cunha e não é difícil de adivinhar qual é.


Sem comentários: